5 Regras fundamentais para seu aquário
- Sempre de alimentos de qualidade para seus peixes: Assim como nós humanos os peixes tem suas necessidades diárias para seu crescimento saudável e tranquilo. Muitas empresas nacionais e importadas deixam no rotulo da ração a quantidade de nutrientes que estão disponíveis. A falta desse nutrientes pode ocorrer déficit nutricional.
- Coloque peixes compatíveis entre si: Se não tiver cuidado com os tipos de peixes que colocam em seu aquário. Simplesmente pode acabar com toda sua fauna. Por isso que sempre recomendo o estudo prévio de toda sua fauna antes de colocar em seu aquário. Mesmo com esse estudo prévio algumas vezes não dá certo. Por isso fique preparado para possíveis surpresas . Veja esse Exemplo de faunas que na sua maioria das vezes dá certo: Peixes carnívoros com peixes do mesmo segmento. Mesmo assim é importante colocar peixes com tamanhos iguais para não haver brigas.
- Nunca superpovoe seu aquário: Uma questão que é sempre discutida no ramo do aquarismo é a superpopulação. Sempre deve ser levado em consideração o tamanho adulto do peixe. Pois a principio pode parecer que dê mais peixes, mas ao longo do tempo você vai percebendo que o aquário ou tanque irá ficar pequeno para os peixes. Exemplo: Um carpa na fase inicial de vida tem a proximamente uns 15 cm. Mas na fase adulta algumas espécies podem passar dos 90 cm. Viu como é sempre importante ter um estudo prévio de cada peixe antes de colocá-lo no tanque.
- Sempre mantenha seu peixe nas exigências da espécie: Duas exigências que sempre levo em consideração é o PH e a temperatura em que o peixe vive.
- Faça a manutenção no seu mecanismo de filtragem: Eu costumo dizer: Que o mecanismo de filtragem é o coração do aquário, seja ele o Canister, Sump ou até mesmo o Filtro biológico de fundo. Sempre que perceber a má qualidade da água é hora de fazer um limpeza na filtragem.
Observação:
- Nem sempre a má qualidade da água está relacionada ao funcionamento do filtro. Algumas vezes podem ter outros motivos. (Esse motivos abordarei em outro post).
Comentários
Postar um comentário