PRINCIPAIS CAUSAS DE NÍVEIS BAIXOS DE OXIGÊNIO NO SEU AQUÁRIO!!
Todo aquarista de verdade fica admirando seu aquário. Mas uma questão que tira o sossego do aquarista é perceber que seus peixes estão ofegantes, isto é, com níveis de oxigênio baixo. Sempre existe uma causa por trás disso. Neste post você irá ver algumas causas dessa baixa.
Principais causas
- Superlotação: Existem duas formas de superlotação que é a forma: Quantitativa de peixes num determinado espaço (aquário) e a outra é a incompatibilidade de espécies. Mas ambas têm ligação direta com a quantidade de oxigênio disponível. Sempre é bom pesquisar muito antes de colocar qualquer espécie de peixe em um aquário. O espaço sempre tem que ter de ser levado em consideração.
- Temperatura da água elevada: A temperatura é outro fator importante, pois quanto maior a temperatura do aquário menor é a quantidade de oxigênio disponível no aquário. Uma das principais épocas do ano que tem esse aumento de temperatura é no verão. Eu recomendo fazer trocas parciais de água (TPA), se possivel fazer uma ventilação no aquário com cooler ou até mesmo colocar uma garrafa com água congelada (essa opção tem que ser a última, pois dependendo do tamanho do aquário pode dá um "choque" nos peixes e levando eles a morte.
- Falta de circulação de água: Uma das formas que podem ser feitas para diminuir essa falta de oxigênio é colocar equipamento de circulação de água no aquário. É sempre importante pesquisar muito bem o equipamento antes de colocar no aquário, pois pode ser fraco e continuar deixando o tanque sem oxigenação.
- Uso de produtos químicos: Esses produtos químicos sem dúvidas são um problema para o aquarista. Pois muitas das vezes são utilizados no aquário para tratar algum mal e acaba prejudicando outro algo. Por isso é importante lê atentamente as instruções de uso do produto.
Comentários
Postar um comentário